A política da concorrência procura aplicar regras que assegurem que as empresas concorrem lealmente entre si. A política da concorrência incentiva as empresas e a eficiência, amplia a escolha dos consumidores e contribui para reduzir os preços e melhorar a qualidade.
Preços baixos para todos: A maneira mais simples de conseguir uma elevada parte do mercado é oferecer melhores preços. Num mercado concorrencial, os preços tendem a diminuir, o que não é só vantajoso para os consumidores: quando mais pessoas têm a possibilidade de adquirir produtos, as empresas são incentivadas a produzir, o que estimula a economia em geral.
Melhor qualidade: A concorrência também incentiva as empresas a melhorar a qualidade dos bens e serviços que vendem a fim de atrair mais clientes e aumentar a respectiva parte de mercado. Qualidade pode significar várias coisas: produtos que duram mais tempo ou funcionam melhor; melhor apoio pós-venda ou técnico; serviço melhor e mais atencioso.
Maior leque de escolha: Num mercado concorrencial, as empresas tentam que os seus produtos se distingam dos restantes. Desta forma, o leque de escolha é maior e os consumidores podem escolher o produto que oferece a melhor relação qualidade-preço.
Inovação: Para conseguir essa variedade de escolha e oferecer produtos melhores, as empresas têm de ser inovadoras em termos de concepção de produto, design, técnicas de produção, serviços, etc.
Melhores competidores nos mercados mundiais: A concorrência dentro do mercado europeu ajuda as empresas europeias a tornarem-se mais fortes fora da UE e a enfrentarem a concorrência a nível mundial.
Qual é o seu papel?
A sua contribuição para a competitividade das empresas é fundamental: a sua escolha de produtos, em última análise, é uma excelente indicação do caminho a seguir pelas empresas. Além disso, ao manter-se informado e ao denunciar as empresas que considera que agem de forma desleal e não concorrencial, pode contribuir para assegurar que as empresas ofereçam maior escolha, qualidade e inovação, bem como preços mais baixos.